Independência: Kosovo, o país mais novo do mundo

Da Folha Online

O Kosovo declarou sua independência neste domingo, em relação à Sérvia, tornando-se assim um novo país. “Nós, os líderes do nosso povo, democraticamente eleitos, através desta declaração proclamamos o Kosovo um Estado independente e soberano”, disse o premiê kosovar, Hashem Thaçi. “Essa declaração reflete a vontade do nosso povo.”

“O Kosovo é uma república um Estado independente, democrático e soberano”, disse o presidente do Parlamento, Jakup Krasniqi, durante a sessão extraordinária realizada hoje, para aprovar a declaração de independência.

A declaração foi aprovada por 109 votos a zero, com 11 deputados ausentes. Milhares de cidadãos albano-kosovares e albaneses de países vizinhos já comemoravam desde ontem, nas ruas de Pristina, a iminente declaração da independência.

Na Sérvia, no entanto, a medida causou sensação de indignação e mal-estar diante da perda de sua Província, considerada o “berço” de sua nação. O governo sérvio já informou que deve decidir pela anulação da independência unilateral do Kosovo. A decisão foi adotada na quinta-feira (14), de forma antecipada, e deverá ser confirmada pelo Parlamento sérvio em uma sessão extraordinária que deve ocorrer no início da próxima semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: