Briga entre Dilma e Sarney será decidida hoje

sarney-x-dilma.jpgDaniel Pereira
Do Correio Braziliense

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentará desatar hoje o principal nó que amarra as nomeações para cargos estratégicos no setor elétrico. Para tanto, será obrigado a arbitrar uma disputa entre a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o senador José Sarney (PMDB-AP) pela primazia de indicar o novo presidente da Eletrobrás. A decisão é aguardada com ansiedade pelos dois contendores, que intensificaram as articulações de bastidor na semana passada, e também pelos líderes dos partidos que apóiam o presidente Lula. Não é à toa. Tão logo seja batido o martelo, serão preenchidos outros postos cobiçados em estatais do setor.

O Palácio do Planalto aposta as fichas nesse rateio para acalmar a bancada governista e reduzir a possibilidade de traições nos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Cartões Corporativos e nas votações de projetos considerados prioritários, como o Orçamento da União de 2008 e a medida provisória (MP) que aumentou a alíquota da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) cobrada dos bancos, editada para compensar o fim da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Ciente do peso da tropa do PMDB, Lula nomeou Edison Lobão ministro de Minas e Energia, atendendo uma indicação de Sarney, quando a principal preocupação palaciana ainda era com a tramitação da proposta de lei orçamentária e a MP da CSLL. Agora, Lula lida com a ofensiva do senador para emplacar o ex-presidente da Eletronorte José Antônio Muniz Lopes na Eletrobrás. Concorre ao mesmo posto o ex-presidente da Eletronuclear Flávio Decat, defendido por Dilma, com o apoio do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Em curso desde janeiro de 2007, a novela é tão arrastada que outros candidatos ficaram pelo caminho, como Evandro Coura, outra sugestão de Sarney.

Assinantes, leiam mais aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: