Fidel Castro renuncia à presidência de Cuba

Da Folha News

O ditador cubano Fidel Castro, 81, anunciou nesta terça-feira a renúncia à Presidência de Cuba e a seu cargo de comandante do Partido Comunista após 49 na liderança da ilha comunista. O líder cubano, que encabeçou a Revolução Cubana em 1° de janeiro de 1959, está afastado do cargo desde julho de 2006, quando uma doença intestinal o obrigou a transferir seus poderes ao irmão Raúl Castro, 76.

A decisão, comunicada por meio de um artigo publicado no jornal estatal “Granma”, surge a poucos dias da escolha dos novos membros do Parlamento. Fidel, 81, afirmou que não participará da reunião da Assembléia Nacional, no próximo dai 24, para escolher os 31 membros do Conselho de Estado (Poder Executivo).

“A meus queridos compatriotas, que me deram a imensa honra de me eleger recentemente como membro do Parlamento, em cujo seio devem ser adotados acordos importantes para nossa Revolução, comunico que não aspirarei e nem aceitarei –repito– não aspirarei e nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante em Chefe”, escreveu Fidel.

No artigo, o presidente afirmou que não retornará à Presidência do país e que seu irmão Raúl será o novo presidente. A nova Assembléia Nacional, eleita no fim de Janeiro, tem até 45 dias para escolher o chefe do governo do país. Desde 1976, Fidel vinha sendo eleito e ratificado em todas as eleições, que se realizam a cada cinco anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: