Abin desaprova indicação de Sarney para Eletrobrás

Da Gazeta Mercantil

Brasília – Diante das dificuldades de emplacar os nomes indicados pelo PMDB para ocupar as estatais do setor energético, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu adiar por tempo indeterminado a reunião que teria ontem com o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, no Palácio do Planalto, para decidir as novas composições das diretorias da Eletrobrás, Eletronorte e Petrobras. Como conseqüência, o presidente também determinou o adiamento da reunião do Conselho de Administração da Petrobras, prevista para hoje.

Um interlocutor da Presidência da República revelou que o adiamento ocorreu a pedido do próprio Lobão, que quer mais tempo para encaixar as indicações do senador José Sarney (PMDB-AP). Comenta-se, no entanto, que a decisão também teria ocorrido por pressões do PT, que articula contra o PMDB tanto nas estatais do setor elétrico quanto na Petrobras.

Submetidos ao crivo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), os nomes de José Antonio Muniz Lopes (indicação de José Sarney), ex-presidente da Eletronorte, e Lívio de Assis (indicação de Jader barabalho), atual diretor do Detran do Pará, teriam sido rejeitados pelo órgão.

Um dos responsáveis diretos pela articulação no Planalto, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, classificou de normal a análise dos nomes pela Abin. Como exemplo, citou que ele mesmo, agora ministro, também teve o curriculum avaliado pela agência.

1 Responses to Abin desaprova indicação de Sarney para Eletrobrás

  1. Márico Nova disse:

    Virou uma novela a essa indicação. Deveriam avaliar logo outro nome e resolver o problema.

Deixe um comentário