Sucessão: Lula avalia apoio à candidatura de Ciro

Luiz Carlos Azedo
Do Correio Braziliense

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não descarta a possibilidade de apoiar a candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) à sua sucessão em 2010. Ciro foi ministro da Integração Nacional durante seu primeiro mandato. Lula avalia, no entanto, que o aliado dificulta esse apoio ao construir seu projeto eleitoral à margem do PT.

Ciro articula o chamado “bloquinho”, uma aliança que inclui PCdoB, PDT, PMN e o PRB. Esse grupo de partidos já conta com 77 deputados, dois a menos do que a bancada petista. Ciro chegou a ser convidado por Lula a permanecer na equipe ministerial, mas optou por exercer seu mandato de deputado federal pelo Ceará, para o qual obteve 667.830 votos, a maior votação nas eleições para a Câmara.

Articulação
A atuação do parlamentar nos bastidores é intensa. Sempre solidário com o governo Lula, o ex-ministro ajuda a articular a base governista e não foge da tribuna na hora de discutir assuntos polêmicos, como fez na defesa da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) no ano passado. Assíduo na Casa, passa a maior parte do tempo conversando com os colegas no plenário ou no salão contíguo ao cafezinho. “Essa vivência no Congresso vem sendo muito importante para ele, pois tem experiência administrativa de sobra”, avalia o líder do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES).

Assinantes, leiam mais aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: