Comentário – Crise, agora, é entre Brasil e Espanha

Brasília – A América do Sul está, de fato, diferente. Depois do chilique do coronel Hugo Chávez, que tomou as dores do Equador e quase declara guerra contra a Colômbia, o Brasil entrou na veia da crise diplomática. O motivo é mais ameno. Não envolve soldados. Mas, sim, passageiros.

Ontem, o Itamaraty soube que brasileiros foram mal tratados no aeroporto de Madrid, ao tentarem embarcar para um seminário. Ficaram fechados em uma sala e depois foram mandatos de volta ao país. Foram chamados de “cachorros” e ficaram sem comer por mais de seis horas. Justificativa? Não teriam os 80 euros por dia que a lei de imigração da espanha permite.

Não foi a primeira vez que aconteceu. O número de brasileiros barrados no aeroporto aumentou mais de 20 vezes em um ano e meio, de acordo com dados da embaixada do Brasil na Espanha. Só em fevereiro deste ano, 452 brasileiros foram impedidos de entrar no país.

O governo brasileiro pediu explicações à embaixada da Espanha e obteve resposta arrogante: os brasileiras não entrarão por falta de dinheiro e outros continuarão de fora caso não sigam as regras. Mas o estudantes disseram que tinham, sim, o dinheiro. Um deles, por exemplo, levou mil euros em espécie e mais um cartão de crédito. Não adiantou. Os espanhóis não cederam. Então…

O governo resolveu retaliar. E rapidamente. Ontem mesmo, a Polícia Federal impediu a entrada de oito espanhóis que tentavam embarcar em Salvador. Cinco homens e três mulheres foram barrados às 21h30 e às 23h30 já estavam dando meia volta e indo para Espanha. A PF alegou “irregularidades na documentação” e que outros não haviam declarado o dinheiro que traziam ao país.

Ou seja, deram o troco. Não em euro, mas em real.

Essa não é uma guerra de fronteiras, mas pode, sim, azedar a relação entre os dois países.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: