Pedetistas escolhem novo presidente

Ugo Braga
Do Correio Braziliense

Brasília – Confirmado o afastamento do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, da presidência do partido, a cúpula do PDT conseguiu um entendimento e o comando da sigla será entregue na próxima semana ao deputado Vieira da Cunha (RS). Nos últimos dias, houve forte movimento de parlamentares do PDT para alçar ao topo da hierarquia partidária o secretário-geral, Manoel Dias. Mas o movimento foi abortado involuntariamente pelo governador do Maranhão, Jackson Lago, e Cunha assumirá mesmo o manche da legenda.

Ao longo da semana, parlamentares e assessores do PDT disseminaram a informação de que Lupi havia articulado a eleição de Vieira da Cunha para a liderança do partido na Câmara, duas semanas antes, justamente para que ele não assumisse a presidência do PDT, caso tivesse mesmo que se afastar — na ocasião, já era pressionado pela Comissão de Ética Pública e por uma torrente de denúncias de favorecimento do Ministério do Trabalho a organizações ligadas ao PDT. Dizia-se, no bastidor, que Lupi não confiava no gaúcho. E que preferia ver à frente da legenda seu velho amigo Manoel Dias, militante histórico, como ele próprio, ligado a Leonel Brizola.

Para que Dias, secretário-geral, assumisse, seria preciso que os dois vice-presidentes, Vieira da Cunha e Jackson Lago, se negassem a fazê-lo. Ao meio dia de ontem, Lago falou com Cunha pelo telefone celular. Argumentou que as tarefas como governador do Maranhão o impediam de ocupar a presidência do partido e pediu que ele o fizesse.

Até então, o líder ouvira falar da preferência do ministro por Manoel Dias. Esperava a reunião da Executiva Nacional, marcada para a próxima semana, para se posicionar. Mas poucos minutos depois da ligação de Lago, o próprio Lupi telefonou e pediu que Vieira da Cunha toque o partido enquanto ele for ministro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: