Comentário – A difícil tarefa de Jucá e Roseana

Brasília – Depois de mobilizarem o “rolo compressor” governista na aprovação da TV Pública, os líderes governistas Roseana Sarney (Congresso) e Romero Jucá (Senado), ambos do PMDB, terão pela frente a complicada tarefa de desmobilizar a oposição (leia-se PSDB e DEM). Hoje, os partidos avisaram que dificultar, e muito, a vida do governo.

A irritação é claramente devido a aprovação da medida provisória (MP) que cria a TV Pública. Ontem, Jucá usou de uma manobra regimental. Retirou a urgência de uma MP que trancava a pauta e limpou o caminho para a aprovação da medida que criou a TV de Lula. Houve tumulto, bate-boca, a oposição deixou o plenário, mas os governistas conseguiram cumprir a tarefa ordenada pelo presidente e a TV está segura.

Porém, não ficou por isso mesmo. Hoje, vieram as retaliações: 1) A oposição decidiu não obstruir a votação do orçamento (menos mal para o governo). Mas fará em votação nominal. Ou seja, se não houverem governistas bastante em plenário, o Orçamento pode dançar. 2) A partir de amanhã, começa a “caça” às MPs. DEM e PSDB anunciam que irão obstruir toda e qualquer sessão, de plenário ou comissão, onde estiverem votando medidas provisórias.

Segundo o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), a origem da crise é o exagerado número de MPs. Ele acusa o governo de cercear a oposição, em referência à manobra de ontem para aprovar a TV Pública. “É uma brincadeira. Não pode isso. É uma esculhambação”, disse.

Cabe agora aos líderes Roseana, Jucá e ainda o líder na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), mobilizar uma nova tropa de choque para garantir a votação do Orçamento.

Anúncios

One Response to Comentário – A difícil tarefa de Jucá e Roseana

  1. […] todos os parlamentares maranhenses. Quem mais circula é a senadora Roseana Sarney, que tem a difícil tarefa de mobilizar os governistas, já que a oposição votará nominalmento (sem acordo) cada item do […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: