Comentário – A estratégia anti-crise do PT-MA

O PT do Maranhão está quebrado. Acumula dívida de quase R$ 2 milhões, está com bens penhorados, fundo partidário e contas bancárias bloqueados. Para piorar, foi abandonado pela Executiva Nacional do partido. Isso mesmo. O presidente da legenda, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), não quer nem ouvir falar da dívida. Diz que não vai pagar e que os petistas maranhenses que se virem.

A justificativa de Berzoini é que não há nenhum documento provando que a contração do débito foi autorizada pela cúpula do partido. O responsável pela aquisição do problema foi o ex-presidente Washington Luís Oliveira, que também já tirou o corpo fora e avisou que a gestão atual deve assumir e pagar o montante.

A postura da direção nacional tem sentido político. Berzoini é do Campo Majoritário, tendência que reúne as maiores estrelas petistas, alinhadas com o Planalto. Dutra pertence ao Movimento PT e não o apoiou nas eleições internas. Nas eleições para governo, em 2006, o petista maranhense também contrariou orientação partidária e saiu com o atual governador Jackson Lago – Berzoini queria ele com postura amena em relação à senadora Roseana Sarney, derrotada na época. Resultado: os dois praticamente não se falam e Dutra tem pouco acesso às decisões do partido.

Mas o maranhense não perde as esperanças. Nos próximos dias, mandará um dossiê para os membros da Executiva Nacional explicando a forma como as dívidas foram contraídas e pedirá uma reunião. Dirá que não tem nada que quer com o débito e vai solicitar ajuda. Ou, pelo menos, a solidariedade. 

Para isso, por incrível que pareça, conta com Washington, seu maior inimigo político dentro do PT. Dutra quer que ele use sua influência, já que pertence ao Campo Majoritário, para convencer os petistas grandes de lá a ajudarem os pequenos daqui. A tarefa, admite o presidente, será complicada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: