Agnelli, o bancário que virou rei da mineração

Do Portal Terra

Há cerca de dez anos, quando Roger Agnelli era um jovem diretor de banco que estruturava negócios de compras e fusões, poucos poderiam imaginar que ele acabaria guiando uma das maiores mineradoras do mundo em uma série de aquisições de âmbito internacional.

Mas é precisamente isso que Agnelli, de 48 anos, fez desde que assumiu em 2001 a privatizada Companhia Vale do Rio Doce.

Amigos e rivais dizem que um faro apurado para grandes negócios, uma vasta experiência no mercado de capitais, carisma e perseverança – misturada com agressividade e um estilo de gerenciamento que alguns consideram autoritário – são fatores chave que Agnelli levou para a Vale, ajudando a transformá-la em uma potência global.

Esse executivo tornou-se um símbolo da nova Vale, que entrou num ciclo aparentemente incessante de expansão, acabando com o foco exclusivo no minério de ferro e voltando-se para outros metais.

Sob o comando de Agnelli, já foram 14 aquisições, inclusive a compra da produtora canadense de níquel Inco, por US$ 18 bilhões, em 2006. Agora, a Vale está envolvida em complexas negociações para adquirir a concorrente anglo-suíça Xstrata, no que poderia ser um dos maiores negócios já vistos de aquisições, num valor superior a US$ 90 bilhões.

“Ele fez um trabalho fantástico ao tirar proveito do momento e perceber que uma empresa como a Vale tinha de se expandir para o exterior”, disse o bilionário empresário do setor de mineração Eike Batista, que em 2005 vendeu para a Vale a sua grande participação na canadense Canico, um negócio que incluía a licença do depósito de níquel Onça Puma, no Brasil.

Leiam mais aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: