Terceiro mandato: o devaneio de Devanir

Kézio Júnior

lula_terceiro.jpg 

 Brasília – O deputado federal petista Devanir Ribeiro (SP) subiu à tribuna da Câmara hoje para propor mais uma vez o terceiro mandato para o presidente Lula. A idéia de Devanir é inserir na reforma política a realização de um plebiscito sobre o assunto. Ele quer porque quer ver o presidente petista por mais quatro anos seguidos no Planalto.

Confira o que disse da tribuna hoje:

– Quando sugeri que deveríamos dar ao Presidente da República poder para realizar um plebiscito, inventaram que era sobre um terceiro mandato, porque Hugo Chávez, na Venezuela, tinha outro projeto de vida, que não tinha nada a ver com o Brasil. O Presidente da República também tem o direito de convocar a sociedade, não apenas o Congresso Nacional, como ocorre hoje. Quem tem medo da sociedade? É como naquela peça Quem tem medo de Virgínia Woolf?

– Não sou maluco, mas acho que se levarmos a cabo o que pensamos, poderemos chegar ao bojo da reforma política que teremos de discutir. Podemos rever nossa posição e dizer que poderemos aprovar o terceiro mandato do Presidente que estágovernando, desde que a sociedade aceite isso. O Presidente da República pode promover um plebiscito — ganha no plebiscito e perde nas eleições. Ora, plebiscito não significa dizer que estará reeleito, pode ser um passo para a discussão. Não quero atrapalhar, pois as eleições estão em curso. Precisamos de tempo para discutir esse assunto. 

Deixe um comentário