Planos: cobertura aumenta e consumidor paga mais

Brasileiros com planos de saúde acordaram hoje com coberturas ampliadas. Mas o preço para isso ainda é incerto. O valor só será conhecido quando forem calculados os reajustes periódicos dos contratos. Ao atualizar a lista de procedimentos, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu cerca de 100 novos serviços que devem obrigatoriamente ser fornecidos pelas operadoras. As empresas querem aumentos agora. A ANS quer deixar para mais tarde. De um jeito ou de outro, sairá do bolso dos consumidores.

Como é comum no universo dos planos de saúde, a atualização do rol de procedimentos gerou discussão no setor e um grupo de operadoras foi ao Judiciário para suspender a sua aplicação — ainda não há decisão e a ampliação está valendo. A briga, porém, é menos pela atualização em si do que pela compensação financeira às empresas. Ou melhor, se essa compensação virá agora ou no futuro.

As operadoras não mencionam o aumento necessário — mas comenta-se no setor que os índices variam de 1% a 10%. Nesse cenário, a ANS argumenta ser impossível prever antecipadamente o impacto financeiro. “Os cálculos — de consultorias externas, das empresas e mesmo da ANS — são muito frágeis. Então, qualquer tipo de reajuste em 2008 é baseado em suposição”, defende o presidente da agência, Fausto Pereira dos Santos. “Vamos monitorar. No ano que vem discutiremos o impacto de verdade”, completa. (Luís Osvaldo Grossmann, do Correio Braziliense)

Assinantes, leiam mais aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: