Existe petróleo em Barreirinhas?

O blog perguntou à Petrobras se existe mesmo petróleo em Barreirinhas. Eis a resposta da estatal:

“A  partir  de  06  de agosto de 1997, com a promulgação da Lei do Petróleo (Lei 9478 / 97) e com a criação da ANP (atual Agência Nacional do Petróleo, Gás  Natural  e  Biocombustíveis),  as companhias de petróleo – a Petrobras inclusive,  passaram  à  condição de concessionárias da referida Agência, somente  podendo  exercer  suas  atividades em  áreas adquiridas à ANP em licitações. Cabe àquela Agência, e a seu critério, disponibilizar em leilão áreas  exploratórias nas bacias brasileiras. Até a 9ª Rodada de Licitações, ocorrida  ao  final  do  ano  passado,  nenhuma  área da bacia terrestre de Barreirinhas foi colocada em oferta pela ANP para a exploração de petróleo e  gás, exceto um leilão de Campos Maduros, que incluiu algumas descobertas feitas pela Petrobras no passado.

A  bacia  sedimentar  de  Barreirinhas  tem  uma extensão total de cerca de 10.000 km2 em terra.A  Petrobras  iniciou  a  exploração  petrolífera na bacia no ano de 1958 e perfurou  o  primeiro poço já em 1959. De 1954 até 1997, ano da promulgação da  Nova  Lei  do  Petróleo,  foram adquiridos cerca de 10.000 km de linhas sísmicas e  perfurados 80  poços  em  terra.  Cinco  destes  poços  foram perfurados  dentro  da  área  de  cerca  de 1.500 km2 que hoje constitui os limites do Parque dos Lençóis Maranhenses.

Atualmente  a  Petrobras  detêm  três  Concessões  Exploratórias na região, todas, porém,  situadas na porção marítima da Bacia de Barreirinhas, sendo uma  em  águas rasas e duas em águas profundas, que se encontram em diferentes estágios de exploração.

Por  oportuno, caso haja interesse em outras informações, não pertinentes à Petrobras, para as  atividades  de  exploração  na  região,  recomendamos contactar a ANP (www.anp.gov.br), que é a agência governamental responsável por estas questões.”

A resposta não ajudou. Precisamos entrar em contato com a ANP.

Aguardem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: