PF apura pagamento de propina a políticos

São Paulo — A investigação da Polícia Federal que resultou na Operação Santa Tereza e desbaratou um esquema de fraudes em financiamentos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pode atingir pelo menos seis políticos. Escutas telefônicas feitas pela PF, e obtidas pelo Correio, mostram envolvidos falando abertamente em pagamentos de propinas, que chegavam a 5% dos valores liberados pelo banco estatal.

Relatório do setor de inteligência da PF destaca uma conversa do empresário Manuel Fernandes de Bastos Filho, acusado de ser um dos intermediários na captação de projetos que seriam levados ao BNDES para aprovação. Na escuta, ele fala sobre uma loja de departamentos e a prefeitura de Praia Grande, do litoral de São Paulo, que se utilizaram do esquema para obter empréstimos, em torno de R$ 350 milhões. O banco anunciou, no início da semana, que a operação seria cancelada.

Em 7 de fevereiro deste ano, por volta das 18h, Bastos falou com um homem não identificado pela PF sobre imóveis e os financiamentos federais, tratados por ele como “negócios”. Ele explica a seu interlocutor que, “com o BNDES ganha percentagem na liberação”. Na mesma conversa, o empresário disse que “tirou para a prefeitura de Praia Grande (litoral paulista) R$ 130 milhões”. Ele comenta que o que ganha é pouco. Em seguida, explica à pessoa o motivo: tem “uma tropa de políticos para dividir. Uns seis políticos que, se não pagar, não acontece”.

Na operação, 11 mandados de prisão temporária foram cumpridos. Entre os presos estava o advogado Ricardo Tosto, mas sua prisão foi revogada pela Justiça. Ele havia assumido há cinco meses cadeira no Conselho de Administração do BNDES, indicado pela Força Sindical. (Edson Luiz, do Correio Braziliense)

Assinante, leia mais aqui

Anúncios

3 Responses to PF apura pagamento de propina a políticos

  1. reinaldo chaves da silva disse:

    excelente o trabalho da policia federal, há alguns anos atras, não viamos e não houvíamos falar que a pf prendia gente rica e poderosa, agora finalmente os pilantras poderosos tambem estão indo para a cadeia.

  2. Fico horrorizdo em saber que mo Maranhão ainda tem político chupa cabra…como se não bastassa os morcegos ainda vem os crocodilos ,mndibulando a esperanç do povo.

  3. As vezes eu me sinto um idiota …as vezes me sinto um palhaço quando rio ds graçs desgraçadas que um gigantesca parte dos nossos políticos nos causam. é como diz Boris casoy…isto é uma vergonha.parbens polícia federal…Pulinho te cuida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: