Comentário – Tadeu perde metade do mandato

Tadeu Palácio tentou, mas não conseguiu. Sua última cartada (leia-se Clodomir Paz) foi a saída que o prefeito achou para não perder totalmente o controle da sucessão. Primeiro, tentou com Canindé Barros. Mas encontrou rejeição junto ao governador e vários pedetistas. Agora, com Clodomir, um dos seus preferidos, a coisa pode funcionar. Mas, digamos, pela metade.

O raciocínio é o seguinte: com Canindé, Tadeu não ganha nada. Com Clodomir, ele ganha a vice. Ou seja, Paz vai insistir que é candidato, mas vai acabar concorrendo a vice-prefeito numa aliança avalizada pelo governador Jackson Lago, que nos bastidores já dá as cartas no processo com tranquilidade. A essa altura, Palácio já percebeu que não poderá medir forças com o governo e lançar um nome tirado do bolso. O buraco é mais amplo e deve comportar todas as tendências pedetistas.

Mas quem seria o candidato?

Vejamos. Recentemente, o deputado Flávio Dino foi lançado como o representante da esquerda. Assinaram um manifesto em seu favor o PT, PCB e PSB. Aos olhos do governo, esses três já não merecem tanta atenção, já que resolveram tocar o barco sozinhos. Então, na hora de unir, a esquerda já está descartada. Sobra quem? PRB, PPS, PDT, PSDB e os nanicos. Tira o PRB e PPS, que não são dotados dessa grandiosidade toda, restam PSDB e PDT. Eis a chapa. E, com João Castelo com 30% das intenções de voto, alguém acredita que o governador vai preferir Clodomir Paz, bem mais atrás?

Clodomir segue a tendência do prefeito, que desde o início tratou de escantear o governador do processo de sucessão. Portanto, para Jackson ele não seria ideal. Um dos principais motivos, claro: ele não tem voto. “Ah! mas se o governador pedir, ele ganha”. Ok. Mas, se o governador pedir, ele corre o risco de perder apóio dos tucanos (de Castelo, que tem 30% dos votos na capital, dos quatro deputados federais, da presidência da Assembléia Legislativa e dos oito deputados estaduais), que preferiram o ex-governador José Reinaldo, mas já desistiram da idéia.

Para facilitar a negociação, o acordo entre o PDT e PSDB poderá ser, repito, em parte. Ou seja, daqui a dois anos, Castelo se lança ao Senado ou ao governo (de novo!). E Clodomir e o PDT retornam ao poder. Tadeu com a metade do mandato, mas com folêgo para nova investida política.

Especulações de lado, faremos nossas apostas…

Anúncios

9 Responses to Comentário – Tadeu perde metade do mandato

  1. Fernanda disse:

    Que tal o vice ser Julião? Abriria uma vaga na Câmara para o irmão do Tadeu Palácio.

  2. luis lima disse:

    Continuo dizendo: enquanto os cães ladram a caravana passa. Nunca vi algo tão complicado, difícil, problemático e antipático que essa sucessão na Ilha. Vou dar algumas sugestões: por que não convidam Cafeteira e João Castelo para Prefeito e Vice? ou Zé Reinaldo e João Evangelista? ou Conceição Andrade e Dutra? ou quem sabe Alessandro Martins e Noronha Filho? ou Flor de Lys e Zé Cirilo? tem base? Já que está tão difícil por que não chamar Roseana e referendá-la como candidata imbatível? enquanto os ególatras, egocêntricos e egoístas, que aspiram a candidatura estiverem olhando para o seus interesses, seus bolsos, seus conchavos, suas politicagens, nós, os ludovicenses é que pagaremos o preço. Senhores políticos, tenham maturidade e sabedoria.Busquem em Deus aquele que deverá cuidar dessa cidade. Feliz é a Nação, o Estado, o Município, cujo Deus é o Senhor.

  3. Roberto Silva disse:

    Lamento, a cúpula do PDT não ter escolhido o Prof Moacir Feitosa, pois além de ter mostrado excelente trabalho a frente da educação municipal possui um perfil de gestor bem mais apurado que Clodomir, o povo não sabe nem se existe Clodomir, mas Moacir são mais de 100 mil alunos e famílias e funcionários das escolas que ressaltam o bom trabalho.

  4. GILBERTO disse:

    OLHA, PELO ANDAR DA CARRUAGEM, TADEU E O GOVERNADOR PODEM ESCOLHER QUEM ELES QUISEREM PARA SER SEU CANDIDATO! NESSES MAIS DE QUATRO ANOS DE GOVERNO, TADEU FEZ POUCO PELA CIDADE. AS RUAS EM VÁRIOS BAIRROS ESTÃO ESBURACADAS E AGORA ELES VÊM COM ESSA ESTÓRIA DE TAPA-BURACOS, COMO SE O POVO FOSSE IDIOTA. SERÁ QUE REALMENTE É? ESPERO QUE NÃO! POIS, SE FOSSE TADEU, O CANDIDATO QUE ELE ESCOLHER E SUA COMITIVA DE PUXA-SACOS, NEM IRIA NESSES BAIRROS, COMO COHATRAC, OLHO D’ÁGUA, ETC, CIDADE OPERÁRIA, BAIRROS TOTALMENTE MAL-TRATADO POR ESSA ADMINISTRAÇÃO. CIDADE CHEIA DE SINAIS, UM EXAGERO, SEM FALAR NOS “PADAIS”, QUE SÃO UM VERDADEIRO CAÇA-NÍQUEL DA PREFEITURA. UM VERGONHA ESSA SUA ADMINISTRAÇÃO, TADEU. ESPERO QUE SEJAS ENTERRADO POLITICAMENTE NESSAS ELEIÇÕES!!!

  5. Marcos Roberto disse:

    Onde fica a história ainda recente do passado de João Castelo caso ele venha ser Candidato a prefeito da Ilha apoiado pelo PDT? Para quem não se lembra, ele foi “Governador Biônico” do MA na DITADURA MILITAR! E para refrescar mais a memória do esqueçidos, ele mandou descer o sarrafo nos estudantes que reivindicavam a meia passagem, essa mesma que hoje os estudantes usufruem. Acho de um cínismo muito grande, partidos que se dizem atrelados a grupos “socialistas e trabalhistas” terem tal atitute. João, o teu passado te condena!

  6. Marcos Roberto disse:

    Onde fica a história ainda recente do passado de João Castelo caso ele venha ser Candidato a prefeito da Ilha apoiado pelo PDT? Para quem não se lembra, ele foi “Governador Biônico” do MA na DITADURA MILITAR! E para refrescar mais a memória do esqueçidos, ele mandou descer o sarrafo nos estudantes que reivindicavam a meia passagem, essa mesma que hoje os estudantes usufruem. Acho de um cínismo muito grande, partidos que se dizem atrelados a grupos “socialistas e trabalhistas” terem tal atitute. João, o teu passado te condena!

  7. antonio melo disse:

    pq que o PDT ñ apresenta o ex Governador jose Reinaldo para ser o canditato do Governador jackson lago?
    todo mundo sabe que o ex Governador foi um baloastro na uniao de todos os partidos em favor de jackson lago.

  8. Bruno Rafael disse:

    Olha, fico feliz com uma possível união entre o PSDB e o PDT. Castelo foi o maior governador do Estado do Maranhão e merece agora este reconhecimento por parte do Prefeito Tadeu Palácio e do Governador Jackson Lago. Parabéns Tadeu e Jackson.

  9. Lucenilton disse:

    De fato, concordo com o Marcos Roberto, é uma atitude que causa repúdio partidos que pregam socialismo e trabalhismo “de verdade”, apoiarem um hediondo como Joao Castelo. Só pra refrescar a memoria dos maranhenses, ele é do PSDB (45) mesmo partido de FHC que quase vendeu todo o Brasil. Portanto, ele jamais vai deixar de seguir a politica neoliberal adotada por esse partido. Castelo, Sarney e Jackson, nunca mais. Chega de RAPOSA VELHA. É hora de dar uma oportunidade para novas opçoes. Flavio Dino seria a mais conveniente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: