Sarney e Lula medem forças pelo comando do Senado

Sarney não quer ceder a presidência do Senado para Tião Viana (PT)

Sarney não quer ceder a presidência do Senado para Tião Viana (PT)

Daniel Pereira, do Correio Braziliense

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia hoje uma contra-ofensiva sobre o PMDB a fim de garantir a Presidência do Senado ao PT a partir de 2009. Em pelo menos duas reuniões no Palácio do Planalto, Lula pedirá a aliados que trabalhem pela vitória do petista Tião Viana (AC) na disputa pela sucessão de Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). Nas conversas, o presidente reafirmará que, em contrapartida, já orientou a bancada governista a eleger o peemedebista Michel Temer (SP) comandante da Câmara, no lugar de Arlindo Chinaglia (PT-SP). Assim, seria mantido o cenário atual, no qual cada partido chefia uma das casas do Congresso.

A primeira reunião de Lula será com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e o prefeito reeleito de Salvador, João Henrique Carneiro, ambos peemedebistas. Geddel será convocado a ajudar nos esforços para convencer a bancada do PMDB no Senado a votar em Viana. Liderado por José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL), o grupo não quer ceder a cadeira ocupada por Garibaldi a um petista. Alega que, por ser a maior bancada da casa, tem o direito de escolher o futuro presidente. “Não vamos abrir mão”, avisa o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO).

Para demovê-los, o presidente trabalhará em duas frentes. Uma delas é o convencimento. Nessa seara, espera contar, além de Geddel, com a ajuda dos outros cinco ministros do PMDB. A todos, lembrará que o partido ocupa um espaço privilegiado no governo. Comanda, por exemplo, as pastas da Saúde, da Agricultura e da Defesa. Além disso, tem apadrinhados em diretorias bilionárias de estatais do setor elétrico. Caso do presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes, indicado por Sarney. Se tais argumentos não surtirem efeito, o presidente tende a partir para o pragmatismo.

Leia mais em Sarney mede forças com Lula pelo comando do Senado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: